2013/11/16

*Matéria* Um papo em série - Qual o segredo para as séries não naufragarem?



 Oi, pessoal!

   Lendo alguns blogs, eu percebi que muitos fãs de seriados não entendem muito como funciona a popularidade, sobrevivência e até mesmo o cancelamento das séries. Certo dia, encontrei numa das edições da revista Capricho um texto muito interessante para os leigos no assunto.

Qual a razão de tanto sucesso?  Qual a razão de cancelamento de séries? Como funciona a audiência? Respostas para essas e para muitas outras perguntas você descobre a seguir:


  1. Sintonizadas.
 Tudo é uma conexão. O que a maioria chama de cópia, outros chamam de inspiração. Pode reparar: mesmo as séries focadas em épocas específicas têm link com o que está rolando no mundo. As série True Blood e The Vampire Diaries pintaram depois do sucesso da tão falada saga Crepúsculo. Já New Girl se aproveitou da popularidade de Zooey Deschanel com o público indie.

     2.  Aposte as fichas.

  Audiência é necessário! O sistema Nielsen ( o Ibope dos Estados Unidos) é complexo. Lá, duas medidas contam: o número total de espectadores e o número por faixa etária. O segundo é mais respeitado pelas empresas que compram os intervalos comercias da programação.

    3.  Valendo.

  Por que foi cancelado? Já parou para pensar por que tantas séries de ficção científica acabam antes de de dar um fuma apropriado à história? A culpa é do alto custo de produção, já que efeitos especiais, maquiagem e outras pirações inovadoras costumam drenar os bolsos dos estúdios.

   4. Na grade.

  Algo muito importante na vida dos seriados é o seu horário de exibição.  Por isso, algumas emissoras investem em noites temáticas, com blocos de três comédias juntas, por exemplo. Já séries que estão na tal "Janela da Morte" - nos EUA, a sexta à noite - costumam naufragar mesmo com bons roteiros.

   5. Onde passa?

  As de TV aberta têm encomenda de episódios mais longa. As de TV fechada recebem mais investimento por episódio. Produções online, como do Netflix, têm orçamento parecidos com os de séries de TV fechada e o retorno - ainda experimental - parece ser bom.

    6. A forma

  A nossa paixão pela série. Por fim, o que faz a gente se apaixonar são as histórias, certo? Pois a forma como que elas são contadas é o segredo! Séries com episódios que se resolvem de uma única vez costumam ter audiência maior, afinal, captam a atenção de quem não assiste regularmente.

(Adaptado do texto de Mariana Araújo - Revista Capricho - Ed. nº 1184, 19 de Set. de 2013).


Para os leigos

Essa parte da matéria não tem como base o texto da revista, apenas uma ajudinha para você que quer saber mais sobre aquela linguagem de séries. Sei que pra quem não tem um certo conhecimento na língua inglesa, pode ser um pouquinho mais difícil. Porém estou aqui para mudar esse roteiro. Vamos lá!

Season Premiere - (falando: Sísan Premiér) Significa estreia de temporada. No dia em que o primeiro episódio da nova temporada começa, se diz season premiere.  Quando uma nova temporada começar, e todo mundo a falar essa palavra em todas as redes sociais, não se assuste ou fique naquela dúvida! Agora você sabe o que significa. 


Fall Season -  (falando: Fóll Sísan) Nada muito diferente de season premiere. Nos Estados Unidos, é a principal época de estreias de séries, tendo início no mês de Setembro. Fall significa outono. Fall season é usado mais como uma gíria para dizer que é tempo de estreias.

Mid Season - (falando: Mid Sísan) Significa meio de temporada. É aquele período logo no começo do ano, entre Janeiro e Março em que as séries tiram uma mini férias.

Hiatus - Bem parecido com o mid season, hiatus é aquela pausa na exibição da série em algumas semanas. Geralmente é por causa da gravação de episódios. Há uma variação da palavra criada pelos fãs "Hellatus". Onde junta-se a palavra hell = inferno com a palavra hiatus. 

Spoiler - Nada mais é do que pequenas informações/ detalhes. Seja de uma temporada, episódio, filme, etc. Liberados antes da exibição.


Pois é, galera. Espero que tenham gostado da matéria. Se alguém ainda  estiver com alguma dúvida, fique à vontade para perguntar. Terei o maior prazer em responder. 

 Fique à vontade também para escolher um tema para a próxima matéria.




Nenhum comentário:

Postagens populares